As fronteiras sempre foram muros constituídos por acordos, limitações naturais ou potencial de conquistas empreendidas. É até onde você vai, sem interferir na área de seu vizinho. Algo respeitado e considerado por todos que enxergam a barreira física levantada, seja um muro, uma cerca, uma estaca, bandeira, enfim... É algo comunicado para que todos saibam. Esta é a sua praça. Qual é o limite dela?
Podemos dizer que o limite da praça é até onde os produtos ou serviços podem chegar... com o surgimento e crescimento dos negócios online, esse limite ganha extensão mundial e quase nenhuma limitação, certo? Mas, por quê continua havendo uma praça delimitando o tamanho do seu negócio? Afinal, você tem internet, site, rede social e etc!...
É preciso expandir, aumentar, fazer um upgrade no conceito sobre praça, para entender melhor o que acontece.
Praça não é apenas até aonde o seu produto ou serviço chega. Praça é a relevância local do que sua empresa tem para oferecer. É a facilidade de ser achada. E este é o primeiro degrau de aumento de conceito sobre praça que quero te apresentar.
Sua empresa é fácil de ser encontrada? Está acessível? Aonde está o seu público-álvo? As pessoas continuam tendo vida social fora da internet... sua marca faz parte da vida das pessoas? Essas perguntas norteiam parte da nossa expansão de conceito de praça. É preciso pensarmos com um pouco de audácia para vermos crescimento. Pense: Aonde as pessoas procuram por soluções como as que minha empresa oferece? Ou, quando elas têm um problema, em que lugar elas buscam solução? Minha marca está lá? Se sim, está acessível para contato, atendimento, venda, negócio, orçamento? A vida que as pessoas têm está cada vez mais frenética, sem tempo, corrida, difícil e desafiadora... relacionamentos não são mais o que eram, profissões não são mais o que eram, rotinas que antes existiam, deixaram de existir para darem lugar à outras rotinas: alguém tem uma tomada para eu carregar a bateria do meu telefone?... E a sua marca, sua empresa, a sua solução, está incluída na vida das pessoas ou foi deixada de lado, jogada para escanteio, esquecida ou nem vista? A solução seria entrar numa trend das redes sociais ou fechar parcerias inteligentes com empresas que possuem o mesmo público que você poderia atender? Sua empresa está convenientemente acessível para seu público? Acabamos de expandir o conceito de praça para conveniência.
Agora, pense na conveniência como um meio, e não como um objetivo final, para chegar no seu cliente. Já sabemos o norte para aonde seus esforços precisam ir. Acabamos de ter um rápido vislumbre dos passos que precisam ser dados, embora precisemos aprofundar melhor cada um deles para que sejam passos firmes e confiantes. É assim que se caminha! Mas vamos pensar aonde queremos chegar: no cliente. Estar ao alcance das mãos do cliente, há um clique de distância, há um deslizar de dedos para dizer que tem interesse e começar toda a magia da venda. Mas, quem é o cliente?
Ainda não vamos entrar no tema total sobre o cliente, mas precisamos saber o local aonde ele está para ser conveniente para ele! É preciso tratar ele como um indivíduo, com rotina, com pensamentos, com necessidades humanas. E não dá para pensar em uma massa de gente com os mesmos padrões de comportamento... isso deu certo no passado pela forma que a sociedade tinha. Hoje, a diversidade de profissões, relações e pensamentos é muito grande para lidarmos com grandes massas. Nós precisamos enxergar cada indivíduo unicamente. Afinal, cada cliente importa, não é?
É preciso tratar cada contato, cada lead, cada curtida ou comentário com exclusividade. Cultivá-los, colecioná-los e então agrupá-los como exclusivos por fazerem a seleta parcela da sociedade que são seus clientes. E como são exclusivos, merecem mimos, merecem ser lembrados que existem, que são especiais... etc.
Agora ampliamos o conceito de praça para conveniência e por fim, exclusividade. Este é um dos 4 PECs que a sua empresa tem: Praça, Exclusividade, Conveniência. Trabalhar as ações alicerçadas nestes conceitos é definitivo para ter acesso significativo a toda praça que você sonhar, com toda conveniência que conseguir, sendo exclusividade para os felizardos que te contratam ou que compram seus produtos.
Quer desenvolver as 4 PECs do seu negócio? Entre em contato agora mesmo e agende uma entrevista conosco. Teremos imensa satisfação em verificar se o perfil de sua empresa se encaixa em nossa metodologia de crescimento empresarial.
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